ÁGUAS CLARAS - CRÔNICAS

Nas férias de fevereiro, Carlos Antônio resolveu viajar pelo Estado de Minas Gerais. Ele queria conhecer a cultura do povo, a culinária e as cidades.
- "Que Estado grande!" - pensou. Depois de viajar e parar em vários lugares, durante dias.
Um lugar lhe chamou a atenção. Era a cidade de Águas Claras. Estava dirigindo seu carro por uma ponte e resolveu parar. Ficou observando um grande e largo rio que corria por entre os vales da região. Resolveu perguntar a respeito do riacho a um senhor que passava:
- Qual o nome deste rio, senhor?
- Uai! o senhor deve ser turista, né? Este lugar é maravilhoso, moro aqui a sessenta anos. Nascido e criado. O senhor quer comer um queijo minas com um pão de forno à lenha lá em casa. Minha patroa cozinha bem!
- Obrigado, senhor. Fico agradecido, mas eu queria apenas saber o nome do ribeiro - retrucou o jovem.
- Esse tal de ribeiro, eu não conheço não.
- Desculpe-me, o nome do rio, por favor.
- Ah! Ele se chama Rio Turvo.
E Carlos Antônio continuou sua viagem até estacionar perto de uma mercearia. Entrou para tomar alguma bebida gelada, pois o calor estava intenso. Olhou para o balconista e indagou:
- O senhor tem alguma coisa gelada para se beber?
- Aqui em Águas Claras sempre tem bebida boa. O senhor quer a água que passarinho não bebe. Nóis tem uma purinha!
- disse o senhor.
- Não, obrigado. Eu queria uma água ou quem sabe, um refrigerante - respondeu o rapaz
- A água daqui não é turva como o nome do rio. Ela é clara como o nome da cidade.
- Tudo bem, eu acredito. Mas, o senhor pode me servir a água bem gelada?
- Sim, Seu moço. É pra já. Cê é de onde?
- Do Rio de Janeiro.
- Ah! Nóis é doido para ir lá, eu e Catarina, minha muié, pra moi de conhecer o Cristo Redentor e as praia - disse o senhor.
- Tenho certeza que o senhor vai gostar. Obrigado pela água, até mais.
E o jovem entrou no carro e continuou seu passeio pelo Estado que era maravilhoso, com um povo singular e atencioso.




-

Comentários

  1. Olá,
    Tudo bom?
    Segue o link de divulgação do seu trabalho lá no meu blog em parceria com a editora Modo

    Entrevista:
    http://www.escutaessa.blogspot.com/2012/03/entrevista-com-o-autor-chaiene-barbosa.html

    Lançamento do livro:
    http://www.escutaessa.blogspot.com/2012/03/lancamento-os-filhos-do-tempo-de.html

    Bjs

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas